Jaguar Land Rover ilumina um milhão de vidas no Quénia

A Jaguar Land Rover e a ClimateCare anunciaram uma parceria para levar tecnologia solar limpa para várias comunidades no Quénia. Este programa social inovador, designado ‘Lighting up Lives’ (iluminando vidas) vai apoiar principalmente crianças a poderem estudar durante a noite.

Franklin Kishsta tem 14 anos, vive em Kalawa e estuda na Kasooni School. É um dos muitos que vivem em comunidades isoladas e que vão poder beneficiar do programa. "Eu agora posso terminar todo o meu trabalho de casa. Antigamente eu não podia fazer nada em casa quando já estava escuro. Sei que os meus pais estão muito mais felizes e eu também", disse o jovem que sonha em um dia ser engenheiro.

A iluminação era anteriormente feita através da destilação fraccionada de petróleo, formando o líquido querosene, responsável pela libertação de poluentes tóxicos – umas das principais causas de morte prematura em África. A Jaguar Land Rover e a ClimateCare acreditam que a tecnologia solar pode ser uma alternativa viável e sustentável. A educação no país deverá aumentar, já que os alunos como franklin podem estudar à noite e brincar até ao pôr-do-sol. As condições nas casas podem melhorar substancialmente, enquanto aparecem novas oportunidades de trabalho.

"Estamos focados em ajudar as empresas a tomarem responsabilidade e encontrarem soluções para os desafios globais da actualidade. Através de programas de sustentabilidade as comunidades mais carenciadas podem ser ajudadas e beneficiar todas as partes. Acreditamos que os negócios desempenham um papel vital nos objectivos globais de futuro e a Jaguar Land Rover é um bom exemplo do que pode ser feito", afirmou Edward Hanrahan, CEO da ClimateCare.

O programa ‘Lighting up Lives’ é particularmente relevante para a Jaguar Land Rover ao se inserir no compromisso de zero emissões no futuro. A marca anunciou recentemente o investimento em energia renovável para toda a produção nas suas fábricas no Reino Unido, e instalou a maior cobertura de painéis solares num telhado em todo o território britânico.

"Este novo projecto é exactamente o tipo de programa que a Jaguar Land Rover quer levar para o futuro. Utilizar a tecnologia para o bem e apoiar o poder da energia para mudar vidas e construir um futuro mais limpo. O nosso propósito é fazer negócios responsáveis e relevantes para todos. Ao partilhar as nossas capacidades, tecnologia, as nossas pessoas e paixões, podemos fazer a diferença na vida de outros", disse Helen McLintock, directora na Jaguar Land Rover.

Na edição deste ano do Hay Festival, a Jaguar Land Rover criou o Storytelling Nook – uma área de storytelling onde a companhia e a ClimateCare vão apresentar sessões para crianças aprenderem mais sobre o ‘Lightin up Lives’, incluindo a utilização de vídeo e som para mostrar o impacto positivo que a energia solar tem nas comunidades rurais.

Em destaque